sexta-feira, 18 de abril de 2008

Glorioso!

Ora portanto, agora a frio, a análise de um resultado que fica para a história e que esconde alguns pormenores interessantes que merecem ficar escritos e registados.

Surpresa para começar, Di Maria no onze na posição de vagabundo e o Tacuara no banco de suplentes (merecido pela atitude de abandonar relvado antes do término do jogo contra os estudantes). 

Benfica domina, cria oportunidades de golo, circula a bola como ainda não se tinha visto esta época. 

Os primeiros quinze minutos apitados de uma forma que apelido de habilidosa: faltas aparentemente sem importância mal tiradas (sempre a favor dos mesmos). 

Ainda o jogo estava empatado Di Maria isola-se e é rasteirado pelo guarda-redes do clube dos anões. Para espanto da tele-plateia os comentadores afirmam que o puto se atirou para a piscina, mesmo após repetição das imagens. Houve ainda um penalty indiscutivel sobre o Luisão (quero ouvir o Dias Ferreira sobre este..) e um golo anulado ao benfica (fora de jogo por cm´s ao Di Maria). Tudo bem, herrare é umano né?

Ao intervalo o povo lagarto despede-se da equipa com uma monumental assobiadela e quem lá esteve afirma que houve lenços brancos!

A segunda parte começa como acabou a primeira: Com as lagartixas a brindar a equipa com mais uma assobiadela! 

Ao minuto 60´ Chalana decide colaborar e equilibrar a partida tal não era o massacre! Sai Di Maria e entra Sepsi.. A partir daí os lagartos lá fizeram qualquer coisa e fizeram por merecer os golos que marcaram. Contudo nos últimos minutos de jogo, quando o Benfica voltava à carga pelo empate, há uma falta que não é marcada sobre o Sepsi que dá contra-ataque.. e o 5º golo dos verdinhos.

São 4 lances polémicos que a equipa de preto apitou sempre a favor dos mesmos.

Não me parece justo nem crucificar os jogadores do Glorioso, nem tornar deuses os lagartos. Dá-me vontade de rir quando afirmam que foi a vingança dos 6 a 3. 

Na guerra dos treinadores Chalana até começou bem melhor que Paulo Bento (vide Di Maria vs Adrien ou falta ritmo na posição defesa central de Miguel Veloso), faltou-lhe a sorte e alguma.. experiência!

Recordo por exemplo José Mourinho quando foi ao Funchal apostou em 3 centrais e saímos de lá com uma pesada derrota por 3-0.

Aspectos positivos da noite: a prova de que Di Maria é um grande talento; poupa-se uns trocos a ir ao jamor; os bilhetes para o próximo jogo (Belenenses) em casa estão à venda por.... 2,50!

Resta-nos preparar a sério a equipa para o próximo ano, manter os talentos, recrutar dois ou três jogadores de classe inquestionável, extremo direito, dez e avançado. 

e já agora... porque é que o Freddy Adu continua sem ser convocado?

4 comentários:

Anónimo disse...

Não te conhecia com tão mau perder ;)

Nem nós somos espetaculares nem vocês uma treta... Mas assumir que merecemos ganhar, parece-me mais que justo...

Tiago disse...

não é mau perder.. e nós este ano "somos uma treta", mesmo que o resultado tivesse ficado em 2 ou 3 a 0. Mas custa perder daquela maneira que só alguns viram :)

Anónimo disse...

vocês, tal como nós, este ano...

João Pedro disse...

Vi todos esses lances no estádio tal como o árbitro sem recurso a televisão (como muitas vezes serve de desculpa) mas mesmo no estádio - e até comentando com o meu companheiro de bancada João Tiago, 1) achei que foi penalti no lance do Di Maria; 2) provavelmente é penalti sobre o Luisão; 3) no estádio parece falta sobre o Sepsi no inínio do lance do 5º golo. Tudo isso é verdade, parece-me. Agora essa é uma análise ao jogo demasiado.. ''habilidosa'', porque muitos outros lances aconteceram ao contrário - não davam penlati é certo - mas a arbitragem foi manifestamente má, como, aliás, em todo o campeonato, em todos os jogos, sejam quais forem as equipas que joguém.

Ao intervalo senti-me como nunca senti em outro qualqur jogo em Alvalade, vontade de não ver o resto, mas nunca o fiz mesmo estando ao intervalo a perder 0.4 contra o Nacional. Há dias assim. e este parecia-me ser um desses... não foi.

Os erros do Chalana, bem como os erros iniciais do Paulo Bento, caso corressem bem, eram os maiores... Caso o Derlei entrasse mal no jogo, seria o Paulo Bento seria crucificado pela falta de ritmo de jogo do ninja, ou porque vinha de uma lesão e teria sido muito estúpido da parte do treinador arriscar assim. Teve SORTE.
Tal como o Chalana, que ao ver o Di Maria, Petit e Rui Costa a andarem no campo sem conseguir correr já (e isto provavlmente já so se consegue ver no campo e não na TV), ao que eu questiono, se aos 60 minutos ele tirasse o Rui Costa ou o Petit (em vez, claro do Di Maria) o que estariam a dizer dele agora? Arriscou... porque todos os lances de 'perigo' vinham por aquele lado, pelos pes ora de Izmailov ora Pereirinha / Abel, tentou reforçar aquele lado, pondo o Leo a jogar com o Sepsi.. provavelmente eu teria feito mesmo, mantendo o Rui e o Petit em campo, pela experiencia que têm e porque a ganhar 0.2 fora, poderiam conseguir segurar o resultado.

de referir ainda que o Paulo Bento teve em campo Derlei, Liedson, Djaló, Vukcevic e Izmailov... ao mesmo tempo. Arriscou... podia ter saido de Alvalade com 6 ou 7.. sofridos...

teve sorte.

Nos derbys, bem como nos clássicos, há dias assim, como no 3.6 , época em que, para mim, o Sporting tinha o melhor plantel de sempre e o treinador era o Carlos Queiroz... aconteceu graças a uma noite absolutamente fantástica do João Pinto.

Não sinto que tenha sido uma vingança dos 3.6 até porque não foi na Luz, e o Sporting não jogo rigorosamente nada na primeira parte para merecer.

mas não se analise o jogo somando os 3 golos mais os 2 penaltis mais o golo 'anulado'... o panalti nao assinalado o resultado ainda estava 0.0 e ditava um jogo diferente...

teria sido um outro jogo...